Não me lembro de ter feito algo assim e é tão enriquecedor e entusiasmante que o meu coração quase explode!!! O Dinis é um menino com uma doença rara, filho de uma colega da prima Anabela, que conhece bem de perto este caso. Fui contagiada por esta prima e pela prima Catarina, que este ano, "embarcaram" num Natal diferente, um Natal que me parece bem mais bonito e grande. Por isso, agradeço-lhes o empurrão, porque compaixão sentimos sempre e vontade de ajudar também, mas iniciativa é mais difícil.
Este registo é, sobretudo, para o João, quando souber ler e entender:
1. Email ao pai do Dinis:
"Bom dia Paulo,
Sou prima da Anabela e tenho sido envolvida na história do Dinis. É extremamente compensador recebermos este grande presente de Natal que é a dádiva. Contribuir para que o Dinis possa usufruir do máximo bem estar e qualidade de vida é de facto o presente de uma vida.
Este singelo "presente" (50€ que transferi há pouco para a conta do Dinis) é de todos os amiguinhos do João e das educadoras e auxiliares da creche Os Pequenos Índios e é também um presente para todos estes meninos e meninas, que lhes vou fazer chegar e que espero que gostem!
O João não terá provavelmente ainda consciência do signifcado deste miminho (ainda que lhe vá mostrar este email e explicar-lhe) porque não tem ainda 3 anos, mas um dia saberá, até porque ele vai querer, concerteza, dar este xi-coração pessoalmente ao Dinis.
Desejo ao Dinis e a toda a família, muita esperança para o novo ano que aí vem e boa sorte! Um beijinho ao Dinis de todos nós.
Carla Lorvão
(subscrevem também este email o Flávio e a Maria - papá e mana do João)"
2. Email aos Pequenos Índios:"Meus caros pequenos e grandes índios e índias,
Nem imaginam as voltas que a minha cabeça deu a pensar num presente de Natal para cada uma das grandes índias que toma conta do nosso Joãozinho. Eis senão quando me lembrei que o efeito de dar, é de facto o melhor presente.
E porque não dar o que se dá ?
E porque não dar a quem precisa mais ? Não falo apenas do contributo monetário que ajudará claro, nas pesquisas e intervenções necessárias para que, em termos de qualidade de vida, o Dinis possa sentir-se melhor. O contributo de todo o calor humano, de solidariedade, que este menino possa receber, valerá por milhões.
Por isso, e porque vos conheço um pouquinho, achei que iriam gostar muito deste presente de Natal que vos oferecemos, Vanda, Sofia, Sara, Isabel, Hélia e Joana, estendendo-o a todos os amiguinhos do João. O João enviou a mensagem abaixo ao Dinis que por certo irá adorar conhecer toda a tribo.
Apresento-vos também o Dinis e a sua história, através do seu site
http://www.dinis.webnode.com/ e também poderão aceder aos links, abaixo, no email do pai do Dinis.
Como hoje vamos receber um grande presente vosso, na festinha de Natal, que por certo nos irá rasar os olhos de emoção, esta nossa lembrança para vós, segue para a troca :)
Feliz Natal e Excelente Ano de 2010
Grande beijinho a todos
Carla, Maria e Flávio"
3. Resposta dos Pequenos Índios:"Em nome dos Índios e Índias desta escola, agradeço do fundo do coração.
E, não sei como, mas consegue sempre pôr-me lágrimas nos olhos, através dos seus pequenos grandes gestos, que fazem de si a pessoa “gigante” que é.
Um grande beijinho e obrigada.
Sofia, Vanda, Joana, Hélia, Sara e Isabel"
4. Resposta do pai do Dinis:"Boa noite Flávio, Carla, João e Maria…
Estamos de lágrima nos olhos… é de facto maravilhoso saber que existem tantos coraçõezinhos, apesar de distantes, a pensar no bem estar do nosso menino.
Apesar de só terem 3 aninhos… estas crianças conseguirem encher o nosso peito de novas energias e conseguiram transmitir que a força não tem medida….sente-se e pronto!
Parabéns pela dedicação, pela coragem e pela forma como transmite ao pequeno João esta forma de se dar e de se amar.
Queríamos muito pedir autorização para colocarmos este LINDO presente no site do Dinis – seria uma honra muito grande.
Votos de um Santo e Feliz Natal e que Deus vos ajude… a nós tem-nos ajudado todos os dias… tem colocado nos nossos caminhos verdadeiros anjos!
Paulo, Sofia, Gonçalo e Dinis"
5. Resposta ao pai do Dinis"Bom dia Paulo,
Nós é que agradecemos a inspiração. O desejo de que o Dinis fique bem é a voz que se ouve com maior intensidade, por isso, se tivermos que gritar, fá-lo-emos.
Uma vez que o postal tem a fotografia de muitos meninos, terei que pedir autorização na escolinha para averiguar junto dos pais se efectivamente se poderá publicar no site do Dinis. Nós gostaríamos muito que sim, e por isso, peço a colaboração das grandes Índias para fazerem o favor de questionar os papás.
Já agora acrescento que a creche Os Pequenos Índios gostaram também muuuiiiitooooo deste presente de Natal.
Mais uma vez, obrigada e até breve!
Carla, Flávio, João e Maria