
Lutei por ela e entrei nesta aventura. Recordo aquele primeiro momento, um fugaz, embora intenso, contacto. Corpo no corpo, pele na pele. Era a minha filha, o meu bebé. De pele branquinha e farta cabeleira negra, depois de penteada, parecia ter sido atingida por uma rabanada de vento. Fez-me rir, muito. Lembro-me do momento em que ma entregaram para eu cuidar, recordo ter olhado para ela e ter-lhe dito, muito baixinho: “Olá, eu sou a tua mamã e tu és a minha filha!” e logo de seguida pensei: “E agora, o que faço? Como é que se faz isto?!” Logo, logo, chegou o instinto o que me deixou perplexa. Além de tudo o que ouvimos durante a gestação, os conselhos que recebemos, os ensinamentos, os livros que lemos, há de facto muito que não vem nos manuais, há tantas outras coisas que são únicas, e é isto que é mágico.
E o amor? Não me venham com conversas. O deslumbramento por se estar grávida, a ideia de que um bebé vem a caminho, este chamado estado de graça, por si só, não representam o amor por um filho. Senti conscientemente o processo todo de construção e maturação deste amor: a apresentação, a paixão, e o amor a chegar aos poucos e a ficar grande, grande, até não caber mais. É o cuidado, o mimo, este instinto relacional de sobrevivência, a dependência, a admiração, a contemplação e então sim, acontece Amor. A partir daqui, é quase indescritível, até porque esta é uma característica da emoção, a par de irrepetível. Tem que se viver. A proximidade e a cumplicidade são uma conquista. Depois?! Depois crescem-lhe as asas e, aos poucos, quer voar, sozinha. E, apesar da angústia que se instala, importa deixar de lado este egoísmo maternal, e deixá-la ir, permitir que ela seja Ela, apenas iluminando aqui e ali o seu caminho, para tentar que não se perca.
15 anos já deve dar direito pelo menos a licenciatura. Ser Mãe é um desafio. Ser Mãe é a dádiva suprema. Ser Mãe da Maria é a vida da minha alma.
Parabéns minha filha!
Parabéns Mãe ! Parabéns Maria !
ResponderEliminarApesar de querer voar sozinha, a Mãe é única e, ao seu amor a filha regressará sempre ...
Uma vida a duas com muita proximidade, cumplicidade e amor ...
:) lena rocha
Parabéns Mãe! tens uma filha linda e construiste uma familia maravilhosa. bjs SB
ResponderEliminar